CET quer comprar 1.680 câmeras para monitorar tráfego em São Paulo

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) abriu consulta pública para a compra de 1.680 câmeras de vídeo que serão instaladas em 1.068 pontos para monitoramento de tráfego e detecção de problemas. O valor estimado para a compra dos equipamentos é de R$ 95,9 milhões.
Segundo a CET, as câmeras integrarão a Central Integrada de Mobilidade Urbana (CIMU), que funciona na Rua Bela Cintra. Os novos equipamentos se somarão às 377 câmeras, das quais, 264 (70%) estão operantes, 101 (27%), inoperantes e 12 (3%), funcionando parcialmente.
A consulta pública busca informações para preparar a licitação por meio de pregão eletrônico que será realizado para escolha do fornecedor.
As câmeras novas funcionarão 24 horas por dia e serão capazes de fazer videodetecção, ou seja, poderão emitir um alerta toda vez que um veículo quebrado parar na faixa de rolamento, obstruindo a fluidez do tráfego. Também devem alertar sobre veículos que seguem pela contramão de direção ou em excesso de velocidade.
Os equipamentos também têm a capacidade de distinguir veículos parados fora das faixas de rolamento, ignorando aqueles que atravessam a calçada para acessar garagens. E distinguir paradas por congestionamentos motivados por acidentes ou pane mecânica. Os alertas de congestionamento terão de dar identificação de pista, faixa e sentido. Além disso, os novos equipamentos poderão avisar a presença de pedestres e animais na pista, tombamento de carga, obstrução da câmera e baixa visibilidade.
Semáforo para ônibus
Na última terça-feira (1º), a CET inaugurou um semáforo que abre antes para os ônibus no cruzamento da Rua Clélia com a Rua Tibério, na Lapa, Zona Oeste de São Paulo. A tecnologia “Queue jump” (fura-fila, em tradução livre do inglês) é importada da Inglaterra e inédita no Brasil.
O equipamento foi instalado à direita da via, na faixa exclusiva para ônibus. Para diferenciar o novo aparelho do tradicional, é possível ver o desenho de um ônibus iluminado dentro das três fases de cor (vermelha, amarela e verde). Após detectar a presença de coletivos na faixa exclusiva, um sensor abre o sinal 12 segundos antes do semáforo destinado aos demais veículos.

Fonte: www.abese.org.br 

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