Confira

Confira

25

jun 2014

Segurança garantiu baixo número de ocorrências!

em Dicas e Notícias

O forte aparato de segurança montado neste domingo, 22 de junho, pelo Governo do Amazonas para Estados Unidos e Portugal, a terceira partida da Copa do Mundo na Arena da Amazônia, em Manaus, respondeu mais uma vez com sucesso ao plano de operação integrado das forças de segurança do Estado

, federais e municipais. O público pagante foi de 40.123 torcedores.

De acordo com o coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC-R) da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), coronel Dan Câmara, o plano operacional da SSP-AM prevê segurança em todos os pontos da cidade de maior concentração de público, e não só na Arena da Amazônia. “Fan Fest da Ponta Negra recebeu mais de 20 mil pessoas, o mesmo público que frequentou o entorno do Teatro Amazonas, no Centro. Temos ainda de cuidar de locais como os bares do conjunto Eldorado, que também recebe milhares de torcedores. Essa é a nossa missão”, afirmou o coronel, frisando que houve um baixo número de ocorrências.

Márcio César Peixoto Coelho, de 45 anos, foi flagrado pela Polícia Militar na avenida Mário Ipiranga (antiga Recife, a dois quilômetros do estádio) tentando vender ingressos com os nomes do Comitê Organizador Local (COL) da Fifa e de Thomas Frieden.

“Também flagramos Raimundo Barbosa da Silva, de 31 anos, querendo vender uma falsa credencial para acesso ao estádio. Outro cidadão procurou a delegacia para registrar que perdeu seu ingresso. Ou seja, ocorrências sem gravidade, sem ofensividade”, disse Dan Câmara.

Na Delegacia Móvel, instalada pela Polícia Civil no Fan Fest da Ponta Negra, foram apenas dois registros de furto de bolsa feminina até às 20h30 deste domingo. No 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), que fica no bairro Santo Agostinho, na área da Ponta Negra, dois registros de lesão corporal e embriaguez, com furto e dano.

Coordenação regional integrada – Os coordenadores regionais da operação de Segurança, Defesa e Inteligência, a convite do secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel PM Paulo Roberto Vital, acompanharam toda a operação a partir do CICC-R, visualizando em 265 câmeras a movimentação em toda a cidade, principalmente nos locais de maior interesse da segurança da Copa, como o Fan Fest da Ponta Negra.

O coronel Vital disse que o sistema de segurança está preparado desde o primeiro jogo, seguindo fielmente o Plano Operacional Integrado que foi planejado pelo Amazonas. “Estamos muito satisfeitos, e foi uma prova de fogo receber aqui delegações do porte de Itália, Inglaterra e dos Estados Unidos, principalmente, pelo alto risco que representa para a segurança em qualquer lugar do mundo. Nossos órgãos estão de parabéns”, disse o coordenador regional.

Com cerca de 5 mil servidores do Governo do Estado, da Prefeitura de Manaus e de órgãos federais empregados na operação, a maioria de policiais militares, civis e federais, além de profissionais do Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e Manaustrans, assessorias de comunicação e saúde, Dan Câmara disse que o resultado esperado era mesmo o de sucesso, com nível quase zero de ocorrências.

Câmeras de alta resolução – O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Paulo Vital, acompanhando a operação desde o CICC-R, destacou o papel importante das imagens geradas em tempo real pelo sistema de monitoramento por câmeras. “Temos trinta câmeras de alta resolução, com imagem digital, no entorno da arena. Por ela, vemos todo o tráfego de veículos e o fluxo de pessoas, e isso nos dá bastante tranquilidade. Importante também o imageador aéreo, a supercâmera no helicóptero que acompanha toda a movimentação das delegações nas rotas, por exemplo”, disse Vital.

O secretário ressaltou que as câmeras permitem um trabalho preventivo na abordagem de suspeitos, pessoas ou veículos, em determinados locais, possibilitando abordagem imediata da polícia.

As atividades do plano de operação, que começaram no sábado, dia 21, com a chegada das delegações, se encerram nesta segunda-feira, dia 23, com a avaliação e o balanço das ocorrências registradas no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC-R) da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

Serviços disponíveis ao turista

Disque-Turista – A SSP-AM disponibiliza ao turista o atendimento personalizado pelo 190. Em situação de emergência, basta discar o número de emergência de seu país de origem que a tecnologia do Ciops direciona o atendimento para o 190, onde um operador falará em inglês, italiano, espanhol ou francês.

Delegacia Móvel – Embarcada em um ônibus bem equipado, a unidade da Polícia Civil funciona no Fan Fest na Ponta Negra, diariamente. A ideia é facilitar o socorro imediato a quem precisa registrar uma ocorrência.

Polícia Turística – O turista encontra no Porto de Manaus, no aeroporto internacional Eduardo Gomes e nos pontos turísticos do Centro histórico um posto da Polícia Civil pronto para acolher qualquer situação que lhe afete. A Polícia Militar mantém uma unidade especial, com agentes bilíngues e multilíngues para atender os turistas.

Socorro aéreo – O Corpo de Bombeiros usa um helicóptero exclusivo para resgate e socorro a feridos.

Policiamento fluvial e ambiental – O Batalhão Ambiental da Polícia Militar usa 12 lanchas rápidas para o patrulhamento fluvial da orla do rio Negro, principalmente nas áreas dos hotéis de selva.

Auxílio de saúde – O sol forte, a alta temperatura e a consequente desidratação têm levado pessoas a passar mal, sobretudo na área do Fan Fest na Ponta Negra. O Corpo de Bombeiros mantêm postos no local para dar o primeiro atendimento.

Fonte: www.portaldaseguranca.com.br

Por favor, selecione a rede social que você quer compartilhar essa página com:

Nós gostamos de você também :)
Notícias Similares