Chip DNA promete combater roubo de cargas

Chip DNA’ produzido em Campinas promete combater roubo de cargas

Um chip desenvolvido por um instituto de tecnologia avançada de Campinas (SP) promete combater fraudes e roubo de carga. O dispositivo, que funciona como um “DNA” eletrônico do produto, faz o rastreamento das mercadorias transportadas e dá mais segurança para as empresas.

A tecnologia foi desenvolvida no Instituto Wernher Von Braun após sete anos de pesquisa e um custo de R$ 50 milhões. O equipamento é feito de grão de areia, tem 1 milímetro quadrado e a largura de um fio de cabelo. Ele funciona por radiofrequência e tem programação criptografada, que gera em tempo real a localização do produto, desde as etapas de produção até a entrega ao consumidor.

Funcionamento

O dispositivo, que dispensa bateria, quando inserido nas placas de circuito eletrônico como as de celulares e aparelhos de TV vira o “DNA” da mercadoria.

Se a carga for roubada, os ladrões não poderão vender os itens levados porque a mercadoria estará bloqueada e para destravá-la, só com os códigos de segurança de fábrica. Também não adianta retirar o chip, já que sem ele o produto não vai funcionar.

Segundo o gerente do projeto, Arthur Oliveira, o chip é uma espécie de computador. “Ele processa as informações que recebe, trabalha as informações e devolve a resposta para o leitor”, explica.

De acordo com Dario Sassi Thober, diretor do centro de pesquisa, é impossível fraudar o chip. “Não tem como fraudar. Tá virando uma norma internacional usar esse tipo de criptografia para dispositivos sem bateria”, explica.

Fiscalização

Outra vantagem do chip é que o transporte de cargas também fica mais ágil. Para fiscalizar a mercadoria, não é preciso mais conferir notas fiscais e produtos.

O caminhão carregado passa por sensores, semelhantes ao do sistema de cobrança eletrônica dos pedágios.

“Além de agilizar no transporte, a parte de segurança dos produtos eletrônicos tende a aumentar sensivelmente”, afirma Osvaldo Missio Junior, especialista em segurança.

Fraudes

O dispositivo também pode ser utilizado para evitar fraudes, já que ele contém as informações da nota fiscal do produto, o que aumenta o controle sobre a mercadoria.

“Muitas empresas diziam que isso era impossível de ser feito, mas está aí para provar, já está no mercado. Tecnologia totalmente nacional”, finaliza Thober

Fonte: www.g1.globo.com

Post by ad8-net024sin